Método LASEr

Energias LASEr

A partir do cruzamento dos metaprogramas, surgem quatro combinações. Estas combinações (que no modelo são designadas de energias ou estratégias comportamentais) permitem deduzir quatro formas de interação com a realidade. Ora lê a descrição das 4 energias e procura depois identificá-las nos exemplos abaixo. Se tudo correr bem, vais conseguir fazê-lo com alguma facilidade – afinal de contas o Modelo foi desenvolvido para ser intuitivo, simples e prático.

Laranja

Esta é a energia mais dinâmica, criativa e caótica. Quando está presente, queremos experimentar, arriscar, testar. Queremos percepcionar com os nossos próprios sentidos: mexer, tocar, ver, ouvir. Queremos mudar e ter o máximo de experiências. Queremos fugir à rotina e à calmaria, preferindo a agitação e o movimento.

Vermelho

Esta é energia mais assertiva, eficaz e prática. Quando é a dominante, queremos controlar, alcançar e dominar. Queremos atingir os nosso objetivos, conseguir obter reconhecimento e provar a nossa capacidade. Queremos atingir o melhor resultado no mínimo de tempo. Queremos destacar-nos e chegar primeiro. Queremos evitar a falta de controlo e de autonomia, preferindo a tomada de decisão e o segurar das rédeas.

Azul

Esta é a energia mais organizada, metódica e ponderada. Quando está mais presente, preferimos observar, analisar e estudar. Queremos entender, planear antecipadamente e considerar o máximo de alternativas. Queremos obter conhecimento e segurança, conseguindo prever situações e cenários. Queremos evitar a incerteza e mitigar os riscos, preferindo aguardar por mais informação e o momento certo para decidir com segurança.

Verde

Esta é a energia mais empática, reflexiva e amorosa. Quando é a dominante, queremos aproximar-nos do outro, cultivar sentimentos profundos e promover relações. Queremos criar grupo e espírito de equipa, manter a família unida e servir o outros. Queremos sentir ligação com aquilo que nos ultrapassa, promover a ligação entre indivíduos e entender o outro. Queremos evitar a solidão e o isolamento, assim como os ambientes individualistas. Queremos conexão e ligação e dispomo-nos a ser um elemento que promova essas sensações também nos outros.

Podes testar a identificação das energias mais presentes nas seguintes situações:

Um jogador de futebol dá uma entrevista no final do jogo:

  1. Estive muito seguro e marquei mais uma vez o golo da vitória.
  2. Estivemos muito solidários e unidos, principalmente quando o adversário pressionou mais.
  3. Que grande festa no balneário, foi uma experiência fantástica jogar neste estádio.
  4. Estudamos muito o adversário e planeamos o que fazer se chegássemos perto do fim empatados.

Pais conversam sobre a situação escolar do filho:

  1. Ele não está feliz na escola, a relação com o professor é muito fria.
  2. Quando ele estuda no fim-de-semana, melhora a compreensão da matéria.
  3. Ele é tão criativo, divirto-me só de olhar para ele a fazer os trabalhos de casa.
  4. Se ele continuar assim, vai ter problemas. Não está a conseguir ser o melhor da turma.

No primeiro caso, uma boa aposta é vermelho, azul, laranja e verde.

Na segunda situação, será indicada a sequência verde, azul, laranja e vermelho.

Cada uma destas energias é mais ou menos adequada aos vários contextos e dimensões em que atuamos. Saber qual incorporar no nosso comportamento (e como fazê-lo), conhecer as várias combinações, ler as energias em ação nas outras pessoas e saber lidar com isso, são algumas das aplicações estudadas aprofundadamente no Método LASEr.